CONECTE-SE!
JÁ BASTA DESSE FANATISMO EM TER UM CELULAR, UM TELEFONE SEM FIO, UM PLAYER ATUAL E MUITAS OUTRAS PARAFERNÁLIAS CONTEMPORÂNEAS.
AGORA, ATÉ PARA SALVAR NOVAS SENHAS, MUITOS SITES DA MODA PEDEM CONFIRMAÇÃO POR CELULAR. E AÍ, SE NÃO TEMOS OU NÃO USAMOS TAL TECNOLOGIA...UFA! FICAMOS SEM O NOSSO QUERIDO "EMAIL"- INTERCAMBIO ATUAL ENTRE CONFRARIAS, COMPADRES, ACADÊMICOS, AMANTES, AMIGOS...
COLEGAS VÁRIOS SEMPRE TROCAM OS SEUS CELULARES POR NOVOS MODELOS. DIZEM-ME QUE AQUELES ANTIGOS JÁ NÃO SÃO TÃO BONS.
E ELES AINDA NEM ENTENDEM QUAL A SERVENTIA DA BENDITA TECLA "POWER"??!!
ATÉ PARA AGENDAR UMA CONSULTA NO "SUS DA VIDA" REQUEREM SEMPRE UM NÚMERO DE TELEFONE. E LÁ VAMOS NÓS, BUSCAR COM AMIGOS, FAMILIARES OS BENDITOS NÚMEROS, SE NOSSO PARCO "DINHEIRINHO" MAL DÁ PARA COMPRAR UM PÃO!
BANCOS? ESSES, ENTÃO!!!! NÃO PRESCINDEM DE TAL APARELHO!
EU EU? QUE SÓ COMPREI ALGUNS EQUIPAMENTOS NOVOS PORQUE OS ANTIGOS NÃO ERAM MAIS CONSERTADOS OU COMERCIALIZADOS, ONDE FICO NESSA HISTÓRIA TODA???!!
TENHO SEMPRE QUE MODERNIZAR MEUS COSTUMES, EMBORA QUERENDO A MINHA ANTIGA PAZ?
COMO ERAM BONS OS TEMPOS EM QUE EU SIMPLESMENTE RODAVA UM PIÃO NA CALÇADA ESBURACADA DA CASA DA AVÓ!
SE QUERÍAMOS FALAR COM ALGUÉM CORRÍAMOS PELAS RUAS E CAMINHOS ATÉ A CASA DA PESSOA.
COMPARTILHÁVAMOS DE GOSTOSURAS COMO CAFÉ MOÍDO NA HORA, BISCOITOS DO MILHO RECÉM CORTADO NO QUINTAL DA CASA.
COMÍAMOS OS DOCES FRUTOS DAS ÁRVORES POR ALI DISPOSTAS...
E NEM LEMBRÁVAMOS DE USAR TELEFONE... A NÃO SER EM CASO DE FALECIMENTO DE UM PARENTE. NESSE CASO, TODA A VIZINHANÇA JÁ ESTAVA INTEIRADA! O FALECIDO NOS AGUARDAVA DEITADO NA MESA DA SALA DE ESTAR, COM SUAS VESTES MORTAIS PREPARADAS PELOS PARENTES E VIZINHOS E NÓS ALI SENTADOS, OLHOS NO LUME DAS VELAS, CONTÁVAMOS PERIPÉCIAS ANTIGAS OU RECENTES DO DEFUNTO. VEZ OU OUTRA, TAMBÉM SAÍA NOVIDADES QUENTINHAS DE UNS OU OUTROS. E NESSES TEMPOS NEM NOTÁVAMOS QUE CONECTAR-SE SERIA ASSIM TÃO COMPLICADO.
O TELEFONE PRETO E GRANDE COM SEU DISCADOR NOS ATENTAVA. ERA UMA PEÇA DE RELÍQUIA JÁ NOS TEMPOS EM QUE ELE SE MOSTROU. SEMPRE FICAVA NUM CANTO BEM BONITO, COM TOALHINHAS BEM ENGOMADAS... ERA SOBERBO O DANADO!
E A TV? SÓ DEPOIS DE MUITOS ANOS VEIO A TAL TECNOLOGIA DO CONTROLE REMOTO. E ESTE, QUANDO ADENTROU AS RESIDÊNCIAS ALUMIADAS COM LÂMPADAS DE NEON JÁ VEIO TRANSTORNAR O COTIDIANO DE CRIANÇAS QUE AFOITAS EM APERTAR SUAS TECLAS VIRA E MEXE ACABAVAM POR QUEBRAREM A DITA PEÇA.
E FOI COM ELAS, TALVEZ, QUE ESSES MONSTROS DE TECNOLOGIA AVANÇARAM SOBRE NÓS.
O BRASIL, VEM TIRANDO NOTA DEZ EM LIXO TECNOLÓGICO, TAMANHA A FOME DE AVANÇAR NO FUTURESCO MUNDO VIRTUAL.
SEMPRE SE NOTAM PROMOÇÕES AQUI E ALI DE TROCA DE APARELHOS MIL. NEM BEM ACABAMOS DE COMPRAR UM E LÁ VEM A TROCA FATAL...
É UM TAL DE PEGA AQUI E DEIXA ALI QUE SE PERDE NA CONTA SIMPLES DE UM MAIS UM.
EU, QUE DE CÁ DE MEUS LONGO APRENDIZADO, NÃO ABOMINO TAIS INVENTOS... ABOMINO A IDEIA DE FAZEREM COM QUE NOS ESCRAVIZEMOS A ELES.
NÃO É MAIS PERMITIDO TERMOS O QUE QUEREMOS.
E NINGUÉM NOTA ISSO!
DESCULPEM-ME OS SENHORES LOJISTAS, MAS ESSE PRESENTE EU NÃO QUERIA NÃO!
(negra noite- desabafo em uma noite de calor- 28/05/2012 )
publicado no Recanto das Letras por Milena Medeiros
Código do texto: T3693428